Curiosidades sobre os Mundiais

Está prestes a terminar o Mundial 2014 no Brasil e por isso decidi fazer um artigo com algumas curiosidades sobre os mundiais. Junte-se a um amigo e vejam se sabem estas curiosidades. Espero que gostem.


Jogador com mais partidas em Mundiais

O jogador com mais partidas disputadas num mundial é Lothar Matthaus. O jogador alemão contabiliza 25 presenças em jogos de mundiais sendo que na segunda posição aparece Maldini (Itália) com 23 presenças e Seeler (Alemanhã), Zmuda (Polónia) e Maradona (Argentina), todos com 21 partidas em mundiais.


Jogador com mais minutos em Mundiais

Seria de esperar que ou Lothar Matthaus ou Maldini fossem o “dono” deste recorde e tal facto confirma-se. Apesar do italiano ter menos duas partidas que o alemão, o jogador com mais minutos em mundiais é Maldini. O defesa representou a seleção de Itália em quatro mundiais (1990, 1994, 1998 e 2002), contabilizando 2220 minutos.


Jogador com mais finais em Mundiais no seu curriculum

Marcos Evangelista de Moraes, mais conhecido como Cafú. O defesa brasileiro marcou presença em três finais de mundiais consecutivas (1994, 1998 e 2002).


Jogador com mais golos marcados em Mundiais

O jogador que detém este record é Ronaldo, o fenómeno. O brasileiro apontou 15 golos em fases finais de mundiais superando assim dois Alemães: Gerd Muller e Klose (ambos com 14 golos). Miroslav Klose foi convocado para este mundial por Joachim Low e tem esperança de bater o recorde de Ronaldo (entretanto já igualou o brasileiro ao marcar um golo frente ao Gana).


Jogador com mais golos num só Mundial

Treze, não será nunca o número de azar para Just Fontaine, pois treze foram os golos que apontou durante o Mundial de 1958, na Suécia. O francês apontou os 13 golos em apenas seis partidas.


Jogador que marcou mais golos num só jogo

Chama-se Oleg Salenko, é Russo e marcou cinco golos frente aos Camarões no Mundial de 1994, nos EUA.


Maior assistência num jogo do Mundial

Foi no Mundial de 1950, organizado pelo Brasil, na final que colocou frente a frente a equipa organizadora, o Brasil e o Uruguai. 199.854 pessoas assistiram à vitória do Uruguai no estádio do Maracanã. A seleção canarinha até marcou primeira mas os La Celeste dariam a volta ao marcador e conquistariam o título.


O golo mais rápido dos Mundiais

Foi apontado por Hakan Sukur, no jogo que opôs a Turquia frente à Coreia do Sul, no Mundial de 2002 na Coreia do Sul. O turco demorou apenas 11 segundos para colocar a bola dentro da baliza da seleção anfitriã.


Menor assistência num jogo do Mundial

Foi na primeira edição do Mundial que ocorreu tal facto. Em 1930, no Uruguai, apenas 300 pessoas assistiram ao jogo entre Roménia VS Perú. O encontro acabou com uma vitória de três bolas a uma para a Roménia.


Cartão vermelho mais rápido do Mundial

O cartão vermelho mais rápido foi mostrado aos 55 segundos ao uruguaio Batista, no Uruguai-Escócia de 1986.


Jogador mais velho numa fase final do Mundial

O guarda-redes colombiano Faryd Mondragón de 43 anos tornou-se este mundial o jogador mais velho a disputar uma fase final de um campeonato do mundo, ao entrar aos 39 minutos da segunda parte contra o Japão.

Escrito por: Daniel Silva

Deixe aqui o seu comentário