Os 23 de Cláudio Soares para o Mundial 2014

Estamos a poucos dias de saber quais são os 23 convocados de Paulo Bento para representar a nossa seleção no Mundial do Brasil. Quero deixar aqui aqueles que para mim deviam ser os jogadores escolhidos, desde já deixando de parte jogadores como Tiago, Fernando, Danny e Ricardo Carvalho que por diferentes motivos são à partida inelegíveis na convocatória.

Os meus 23 seriam então:

Rui Patrício - Obviamente o titular da nossa baliza. O nº1 (que tem jogado com a 12) continua a ser neste momento aquele que dá mais garantias, apesar da época menos conseguida do Sporting e de andar com pouca rodagem em competições europeias.

Anthony Lopes - O menino do Lyon tem sido uma agradável surpresa esta temporada. Apesar da sua estatura baixa para um GR, tem uma rapidez de movimentos e uma elasticidade impressionantes. Penso que vai ser presença assídua em futuras convocatórias de Portugal.

Eduardo - Para 3º GR levaria o guardião bracarense. Pode trazer à seleção toda a sua garra, amor a Portugal, bom ambiente no balneário, espirito de liderança e a experiência do Mundial da África do Sul. Paulo Bento deve levar Beto em vez de Eduardo, sem dúvida o GR do Sevilha está em melhor forma, mas para mim o histórico do nº1 do Braga na seleção pesa na hora de optar entre ambos.

João Pereira – Prefiro-o a Cédric por todo o seu passado na seleção, por estar em boa forma no Valência e pela garra enorme que todos sabemos que emprega ao jogo quando tem as quinas ao peito.

Fábio Coentrão - Grande final de época do nosso lateral-esquerdo. Quando se ganha o lugar ao titular do Brasil acho que está tudo dito.

André Almeida - O "Arbeloa português" como já chegou a ser chamado, não é um portento de técnica, mas a nível táctico e principalmente em termos de entrega ao jogo é dos melhores que temos. A sua polivalência pode ser fundamental, um jogador que pode fazer 3 ou 4 posições em campo é sempre uma mais-valia.

Pepe - Pouco a dizer daquele que é neste momento, depois de CR7, o jogador mais importante da nossa seleção. Está a realizar uma época tremenda no Real, onde forma com Ramos uma das melhores duplas da Europa. Um dos capitães!

Bruno Alves - Continua a ser um dos melhores sempre que joga por Portugal. A dupla que faz com Pepe vai ser com certeza das mais fortes que o Brasil vai ver.

Neto - É neste momento um dos indiscutíveis de Bento. Apesar do início tremido de época, onde por vezes foi suplente, desde a chegada de Villas-Boas que se tem assumido como um dos mais importantes do Zenit, tendo contribuído para a boa prestação do clube russo no campeonato.

José Fonte - O meu 4º central, aquele que pode também entrar em situações em que é necessário defender o resultado. O seu excelente jogo aéreo, aliado ao 1,87m, aos 8 anos a jogar em Inglaterra (esta época tem sido a sua melhor e ao mais alto nível) e à possibilidade de poder jogar a "6", fazem de Fonte uma opção que pode ser uma mais-valia.

William Carvalho - O "novo monstro" do futebol português. Fantástica época deste jovem, que soube agarrar com unhas e dentes a oportunidade que Leonardo Jardim lhe deu de comandar o meio-campo deste novo Sporting. Por mim, o nosso "William Yaya Carvalho", é titular!

Miguel Veloso - Depois de alguns anos em que não tinha oposição na sua posição eis que surge William, agora vai ter de dar tudo para conquistar o lugar. Oxalá noutras posições tivéssemos tanta qualidade.

Raúl Meireles - Apesar de já não conseguir aguentar os 90' com alta intensidade continua a formar com Moutinho uma dupla muito forte e consistente no meio-campo. É também dos nossos médios o melhor em termos de remates de longa distância e em aparecer com qualidade em zona de finalização.

Adrien - A par de William é um dos responsáveis pela boa prestação do Sporting no campeonato. Pode jogar a 6, 8 e até 10 (como já fez na Académica), permitindo assim ser opção para render qualquer um dos titulares do meio-campo.

João Moutinho - A nossa formiguinha! O incansável médio do Mónaco é sempre um dos melhores quando representa Portugal, apesar de marcar poucos golos é sempre ele o primeiro a pressionar (e bem) a equipa adversária. Indiscutível.

Ruben Amorim - Está a fazer provavelmente a sua melhor época de sempre. No Benfica é muitas vezes o 12º jogador e na seleção pode assumir também esse papel.

Rafa - A minha escolha seria Danny, mas está visto que PB não gostou de algumas atitudes da estrela do Zenit. Assim surge Rafa como aquele que possui características mais semelhantes a Danny, podendo jogar na ala ou mais pelo centro do terreno. Em forma é sem dúvida uma opção de qualidade nos eleitos de Bento.

Nani - Todos esperamos que esteja em condições físicas e psicológicas para poder rumar ao Brasil, é que sem Danny é imperial que o extremo do Man. Utd. possa dar o seu contributo. Só Ronaldo não chega, por isso O Nani faz muita falta.

Carlos Mané - A minha dúvida era entre Mané e Cavaleiro, um dos dois devia ir, para o lugar de Varela que tem perdido o fulgor de outros tempos e para esta posição precisamos de "sangue na guelra".

Cristiano Ronaldo - O melhor jogador do Mundo.

Bebé -- Talvez a escolha menos consensual desta lista. O avançado emprestado ao Paços de Ferreira pelo Man. Utd. tem sido uma das revelações da liga, luta por vezes quase sozinho numa equipa fraca de talento, sendo inclusive o melhor marcador português do nosso campeonato (9 golos). Penso que bem trabalhado pode dar um PL muito interessante, tem estampa física, remate fácil e potente.

Éder - Por mim seria o titular na frente de ataque, em forma é de longe o nosso melhor ponta-de-lança.

Hugo Almeida - O ponta-de-lança português com mais golos esta época (excluindo aqueles que jogam em ligas mais fracas) tem de ser chamado. É um poço de força e entrega, quando representa Portugal dá tudo, por muito trapalhão que por vezes seja é o melhor que temos a segurar os centrais adversários e assim permitir aos extremos entrarem na área.

Completo a lista de 30 jogadores a enviar à FIFA com Beto, Cédric, Paulo Oliveira, André Gomes, João Mário, Ivan Cavaleiro e Edinho.

Escrito por: Cláudio Soares

Deixe aqui o seu comentário