Top 10 – Os melhores jogadores na Europa nesta temporada

Foi uma temporada emocionante em todas as principais ligas nacionais da Europa e claro está, também na Liga dos Campeões. Mas quem foram os dez melhores jogadores durante esta temporada?
Bem, tomei a liberdade de elaborar uma lista com aqueles que parecem ter sido os mais marcantes, os mais importantes e mais decisivos ao longo desta temporada. Como já disse em artigos anteriores, esta é apenas a minha opinião. Sintam-se livres para discordar, comentar e darem as vossas opiniões.

10. Marco Reus | Borussia Dortmund

O número 10 é alvo do Manchester United já na reabertura do mercado. Marco Reus tem feito uma temporada fantástica no Borussia Dortmund, apesar da campanha interna da equipa alemã não ter sido muito positiva. Apesar de tudo, ajudou a sua equipa a conquistar a DFL Super Cup (o equivalente à Super-Taça de Portugal). O internacional alemão marcou 16 golos em 29 jogos da Bundesliga, cinco golos na Liga dos Campeões e ainda dois golos da Taça da Alemanha, ou seja, o jovem jogador de 24 anos, apontou 23 golos em 43 jogos (nada mau para um jogador que é extremo). Vai ser difícil o Borussia Dortmund segurar esta pérola, até porque para além do Manchester United, fala-se que Real Madrid, Barcelona e Manchester United também estão equacionar avançar com uma proposta pelo craque alemão.

9. Daniel Sturridge | Liverpool

Finalmente este jovem jogador conseguiu afirmar-se no futebol internacional. Depois de passagens pelo Manchester City, Bolton e Chelsea, Sturridge parece que encontrou um clube ideal para se afirmar. Juntamente com Luís Suarez, formou uma dupla atacante temível na Premier League e que permitiu aos “Reds” sonhar com o título até à última jornada. O jogador inglês, que foi convocado por Roy Hodgson para o Mundial 2014, realizou 33 jogos esta temporada, tendo apontado 25 golos. Daniel Sturridge tem contrato com o Liverpool até Junho de 2018 e em principio deve continuar nos “Reds” durante mais algum tempo, até porque a equipa comandada por Brendan Rodgers vai voltar a jogar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

8. Messi | Barcelona

É possível dizer que um jogador que marcou 41 golos em 46 jogos realizou uma temporada a baixo do esperado? Bem, no caso de Messi, sim. O astro do argentino não foi brilhante durante a temporada, muito por causa das lesões que teve, mas a verdade é que ainda colocou a bola de jogo várias vezes no fundo das redes da baliza do adversário. No entanto, nas últimas duas temporadas, o craque do Barcelona marcou 73 e 60 golos, respectivamente, e daí esta temporada ter sido mais fraca e ter apontado “só 41 golos”. Parece-me também que Messi sente-se contrariado a representar o Barcelona, o que apesar de difícil, poderá perspectivar a saída do astro argentino do clube catalão.

7. Gareth Bale | Real Madrid

Havia uma enorme expectativa para saber como Gareth Bale ia lidar com o facto de se ter tornado na transferência mais cara do verão passado, mas o jovem de 24 anos não se deixou intimidar e assumiu um papel preponderante na equipa de Carlo Ancelloti. A ex-estrela do Tottenham ainda não atingiu a notoriedade e importância de Cristiano Ronaldo mas a verdade é que tornou-se num jogador importantíssimo e querido para os adeptos do Real Madrid logo na sua época de estreia porque marcou o golo da vitória sublime frente ao rival interno Barcelona na Copa del Rey, no final do mês de Abril. Acredito piamente, que Gareth Bale, que este ano ocupa a posição número sete neste ranking, poderá ocupar um lugar no Top 3 na próxima temporada.

6. Zlatan Ibrahimovic | Paris SG

Só Lionel Messi e Cristiano Ronaldo têm mais golos marcados esta temporada que Zlatan Ibrahimovic. O sueco faz lembrar o vinho do Porto – quanto mais velho melhor! Perto de completar 33 anos, o avançado parece estar a passar pela melhor fase da sua carreira, tendo apontado 40 golos em 45 jogos. É com grande pena que ele não vai estar no Mundial 2014 no próximo mês, mas isso também vai permitir que ele esteja “mais fresco” para a temporada que se avizinha e talvez ainda se apresente a um nível mais alto.

5. Luís Suarez | Liverpool

Luís Suarez foi eleito o melhor jogador da Premier League na presente temporada. O avançado foi o grande responsável pela excelente campanha que o Liverpool fez a nível interno. Com 31 golos em 37 partidas, o Uruguaio foi responsável por 31% dos golos da equipa. Demorou algum tempo a que Luís Suarez fosse respeitado a nível internacional (muito por causa das suas atitudes dentro de campo), mas neste momento, o avançado do Liverpool é cobiçado por todos os clubes de renome mundial, entre os quais o Real Madrid.

4. Yaya Touré | Manchester City

Yaya Touré foi amargamente desvalorizado no Barcelona antes de se transferir para o Manchester City. Neste momento, não há dúvidas que Yaya Touré é dos ativos mais valiosos no futebol mundial. O internacional da Costa do Marfim, apesar de ser um médio campista, foi o melhor marcador da sua equipa com 20 golos apontados e o 3º melhor marcador da Premier League. Estou curioso para ver a prestação do jogador no Mundial do Brasil.

3. Thibaut Courtois | Atlético de Madrid

Depois desta época, poucas são as dúvidas de que Thibaut Courtois é um dos melhores guarda-redes do mundo na atualidade. Com apenas 22 anos, transmite uma confiança há equipa que poucos guarda-redes conseguem transmitir. Emprestado pela terceira temporada seguida pelo Chelsea ao Atlético de Madrid, o belga deve regressar este ano a Londres. Não tenho dúvidas que juntamente com Manuel Neuer, vai disputar durante muitos anos o título do melhor guarda-redes do mundo.

2. Diego Costa | Atlético de Madrid

Tem sido uma campanha extraordinária do Atlético de Madrid ao longo desta temporada, quer a nível interno, quer a nível internacional e um dos grandes responsáveis por esses feitos alcançados é Diego Costa. O avançado conquistou o respeito e admiração dos adeptos madrilenos e não só. O jogador de 25 anos, que até ao ano passado andava na sombra de Falcão, é um dos avançados mais cobiçados pelos tubarões europeus. Assim como Thibaut Courtois, Diego Costa deve mudar-se para o Chelsea na próxima temporada.

1. Cristiano Ronaldo | Real Madrid

Quem está surpreso com a minha escolha para o 1º lugar? O Ballon d’Or 2013, que completou a 29 de Fevereiro 29 anos, manteve o nível da temporada passada. Pela quarta época consecutiva, Cristiano Ronaldo marcou mais de 50 golos, o que faz dele um dos melhores matadores de todos o tempos. Prova disso, é o facto de ter batido o recorde de golos numa edição da Liga dos Campeões (16 golos).

Como já disse anteriormente, esta é apenas a minha opinião. Sintam-se livres para discordar, comentar e darem as vossas opiniões.

Escrito por: Daniel Silva

Deixe aqui o seu comentário