Rafa Silva: A pérola portuguesa

Perfil de Rafa Silva

Nome: Rafael Alexandre Fernandes Ferreira Silva
Nascimento: 17/05/1993 (20 anos)
Naturalidade: Barreiro - Portugal
Altura: 170 cm
Peso: 66 kg
Posição: Médio/Extremo
Clube: Braga / Portugal
Nº Camisola: 18

Rafa Silva é uma das maiores promessas do futebol português e a maior promessa do SC Braga. O jovem talento, natural do Barreiro, fez a estreia no escalão maior do futebol português esta temporada frente ao Belenenses. O português, é a joia mais brilhante de Jesualdo Ferreira e uma das certezas futuras para a seleção nacional. No primeiro ano de sénior ao serviço do Feirense, Rafa Silva contabilizou 47 jogos tendo apontado 11 golos. Atento às jovens promessas devido à conjuntura que se faz sentir, o clube minhoto identificou Rafa no final da temporada 2012/2013. Curiosamente, o último jogo que Rafa Silva fez antes de ingressar no SC Braga, foi contra a equipa minhota.

Estreia a titular

Jesualdo Ferreira decidiu lançar Rafa Silva a titular pela primeira vez frente ao Belenenses logo na segunda jornada da Liga Zon Sagres. Apesar do clube minhoto ter saído a sorrir desse jogo, conseguiu conquistar os três pontos, a jovem estrela portuguesa saiu aos 77 minutos com poucos motivos para sorrir. Para trás tinha ficado uma exibição pouco conseguida. Nos cinco jogos seguintes do SC Braga, o extremo português entrou sempre nos minutos finais dos encontros e aos poucos foi conquistando os corações dos minhotos e do treinador. Jesualdo Ferreira decidiu então dar uma nova oportunidade a Rafa Silva e lançou o jovem no onze titular no jogo da Taça de Portugal frente ao Gafetense: a oportunidade foi agarrada com unhas e dentes. Rafa Silva saiu aos 83 minutos satisfeito por ter feito o seu primeiro golo ao serviço do SC Braga e por ter feito uma grande exibição.

A partir daí, o extremo português nunca mais perdeu a titularidade e cada vez mais é uma peça fulcral no onze de Jesualdo Ferreira.
Dono de uma técnica inconfundível e de um potente remate, veloz, ágil e jovem, tem tudo para se tornar numa pedra preciosa do futebol português. Precisa de ser trabalhado em alguns aspetos como por exemplo nos aspetos defensivos, no poder de decisão e no posicionamento dentro de campo.

Creio que estamos perante um caso sério do futebol português. Num momento em que vemos o ciclo de Cristiano Ronaldo a chegar cada vez mais perto do fim (mais 3/4 anos), em que vemos Nani a desaparecer por completo, acho que o futuro da seleção nacional pode passar por esta jovem promessa. Claro que ainda temos mais alguns jogadores como Ivan Cavaleiro, Mané, Bruma etc... mas neste momento estamos a falar de Rafa Silva.
O extremo do SC Braga, está a realizar a primeira temporada no primeiro escalão do futebol português e já leva 7 golos em 22 jogos realizados (18 a titular).

Ainda há dúvidas que este miúdo é craque? Não, este já não engana! Se for bem trabalho e ser tiver cabeça para levar a bom porto a sua carreira, poderá ser um grande jogador português.

Por Daniel Silva

Deixe aqui o seu comentário