Daniel Silva
desde 02.04.2013

Antevisão da Temporada - (FÓRUM)

A época de 2013/2014 do futebol português promete ser tão emocionante quanto a época passada. Como todos se lembram, na última temporada, tivemos campeonato até ao último minuto, com o Porto a sagrar-se campeão apenas na última jornada. É de salientar, que o campeonato português tem sido nos últimos anos um dos mais competitivos da europa, com o Porto e o Benfica a lutarem até à última pela conquista do título nacional, várias equipa a lutarem por um lugar europeu e uma luta renhida no que diz respeito à fuga da despromoção.

Fazendo uma breve análise aos jogos de pré-época que Porto e Benfica têm vindo a fazer, os azuis e brancos apresentam claramente um saldo mais positivo.
Os dragões em oito partidas, contam com sete vitórias e apenas uma derrota. A equipa comandada por Paulo Fonseca, apresenta um score de 35 golos marcados e apenas 4 golos sofridos.
Por outro lado, a equipa encarnada parece mais fragilizada. O Benfica em dez partidas realizadas conta apenas com quatro vitórias, três empates e três derrotas. Por um lado, a equipa de Jorge Jesus apresenta resultados satisfatórios no que diz respeito à finalização, 21 golos marcados, mas por outro lado não se pode gabar em relação à solidez defensiva. Os encarnados já sofreram 14 golos em apenas 10 jogos.
O Sporting está a passar por um processo de restruturação. Os leões têm um novo treinador e muitos jogadores novos. Com oito jogos realizadas até à data, a equipa de Alvalade apresenta cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Parece-nos que o Sporting está em crescimento e que futuramente poderá voltar a lutar pelo título nacional.

Relativamente à luta pelas vagas na Liga Europa, surgem à cabeça equipa como o Rio Ave , Paços de Ferreira, Marítimo, Nacional, Estoril e Vitória de Guimarães. Todas as equipas partem em situação igualdade, sendo que o Rio Ave nunca conseguiu um apuramento europeu. Os Vila Condenses contam com alguns reforços de peso como Rodrick, Luís Gustavo e Wakaso.

No fundo da tabela, as equipas que aparentemente vão lutar para evitar a descida à Liga Revolução são o Gil Vicente, Vitória de Setúbal, Olhanense e os recém promovidos Belenenses e Arouca.

Depois desta análise feita pelo Autogolo, gostávamos de saber a sua opinião.

Quem é o principal favorito a conquistar o título nacional? Sporting pode lutar pelo 1º lugar? Quem são as equipas candidatas a garantirem um lugar de acesso à Liga Europa? E quais são as principais equipas candidatas a descer de divisão?

Porto vai ser campeão. O Sporting vai lutar com o Braga pelo terceiro lugar. Marítimo, Paços de Ferreira e Nacional a lutar por um lugar na liga europa. Arouca e Vitória de Setúbal descem de divisão