Daniel Silva
desde 02.04.2013

Mais uma liçao de Ronaldo a Messi

O dianteiro português tem tido um início de época em grande estilo e, numa realidade que se tem verificado fértil em comparações entre o craque português e Lionel Messi.

Cristiano Ronaldo regista os impressionantes 24 golos em 17 jogos neste arranque de temporada, o que se reflete na liderança dos melhores marcadores do campeonato e também da Liga dos Campeões.

Este é o melhor arranque da carreira do número 7 do Real Madrid, superando os 19 golos em 17 jogos da época anterior. Cristiano Ronaldo tem começado sempre muito bem a temporada em Madrid e a época em que o registo foi mais discreto (13 golos em 17 jogos em 2010/2011) é igual ao melhor registo alcançado em Manchester, ao serviço do United (13 golos em 17 jogos em 2007/2008).
O jogador do Real Madrid tem, nesta temporada, mais dez golos que o tetra-Bola de Ouro Lionel Messi, que tem sido fustigado pelas lesões e que deve ficar parado por um período considerável, depois de se ter ressentido frente ao Betis da lesão muscular na coxa esquerda.

Lionel Messi regista 'apenas' 14 golos em 16 jogos, números que até parecem escassos tal costuma ser a aptidão do argentino para alvejar as redes contrárias.

Nas últimas três épocas, Messi tinha conseguido, nos primeiros 17 jogos da época ao serviço do clube, marcar mais golos do que o próprio número de desafios: em 2010/11 o argentino conseguiu fazer 22 golos, em 2011/12 igualou esses mesmos 22 golos e, na temporada passada, chegou à marca dos 20 tentos.

No fundo, Lionel Messi foi ultrapassado no melhor arranque de época entre ambos, no que respeita aos dados nos clubes onde atuam, ainda que Messi não tenha chegado aos 17 desafios esta época (teria que marcar 10 golos na sua próxima participação para contrariar a estatística).

Os números apresentados dão conta de dados estatísticos que se tornam interessantes, não apenas na véspera do playoff para o Mundial 2014, onde Portugal defronta a Suécia, mas também por faltar pouco tempo para a decisão sobre o Melhor Jogador do Mundo de 2013, designação atribuída pela FIFA.

QUAL É O MELHOR PARA SI? Não se esqueça de justificar o porquê :)