Euro 2016: Portugal é favorito do grupo mas...

A seleção portuguesa irá defrontar a Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia no Grupo I de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2016, que vai ser disputado em França.

A seleção das quinas, cabeça-de-série no sorteio realizado em Nice, ficou integrada no único agrupamento com cinco equipas, pelo que vai disputar dois jogos particulares com a França, que já está qualificada para a fase final do europeu por ser o país organizador.

Mais uma vez, a seleção portuguesa parte para esta fase de qualificação como favorita, mas é preciso não esquecer que a Dinamarca tem sido nosso carrasco nas últimas edições de apuramento para as grandes competições de seleções (Euro-2012 e Mundial-2010), que a Sérvia é uma seleção que tem um conjunto de jogadores promissores e da seleção da Arménia que quer provocar alguns dissabores durante esta fase de qualificação. Os dois primeiros classificados de cada grupo garantem o acesso direto à fase final do europeu assim como o melhor terceiro dos grupos de qualificação, sendo que os restantes terceiros classificados vão disputar o “play-offs” de apuramento.

Portugal é favorito a classificar-se diretamente para a fase final do Euro-2016?

Para responder a isto, vou tentar fazer uma pequena análise a cada seleção do grupo I

Dinamarca

A seleção comandada por Morten Olsem é a única seleção do grupo I com pelo menos um título no seu curriculum ( Europeu de 1992 e Taça das Confederações de 1995).

Conhecida por ser uma seleção de choque e forte no jogo aéreo (média de altura 184cm), não deixa de ser uma seleção com alguns jogadores tecnicistas.

Na defesa destaca-se Daniel Agger, há 9 anos no Liverpool e titular indiscutível ao longo desta época (2013/2014). Com dois golos marcados nesta temporada até à data, é um jogador forte, alto (191cm) e que poderá fazer a diferença nas bolas paradas.

Já no meio campo, encontra-se aquele que é apontado por muitos como o melhor jogador dinamarquês da atualidade: Christian Erikson. O médio criativo transferiu-se no final da temporada transata (2012/2013) do Ajax para o Tottenham. Demorou a afirmar-se na equipa inglesa mas agora é um dos pilares da equipa. Tem 22 anos, tem bom toque de bola, cria desequilíbrios com alguma facilidade, é veloz, forte no um para um e poderá decidir o jogo a qualquer momento com um drible bem conseguido.

Na frente, está o já “velhinho” Nicklas Bendtner. O avançado que está atualmente ao serviço do Arsenal teve um inicio de carreira muito promissor mas ultimamente a sua performance tem caído a pico (ultimamente tem havido uma ligeira melhoria). A seleção da Dinamarca contém mais alguns jogadores que poderão fazer a diferença como por exemplo Daniel Wass (jogador do Evian e que chegou a ser apontado como reforço do Benfica), Christian Poulsen (atualmente ao serviço do Ajax mas com passagens pela Juventus e pelo Liverpool) e o jovem Nicklas Jensen (que está a cumprir a primeira época ao serviço do Aston Villa).

Como joga a Dinamarca

Histórico de confrontos entre Portugal e Dinamarca



HTML Editor Sample Page

 

 

Jogos

Dinamarca

Empates

Portugal

Total

14

3

2

9

Euro

2

0

1

1

Amigáveis ​​Selecções

4

1

0

3

Qual. Mundial

4

1

1

2

Euro (Q)

4

1

0

3


O último encontro entre Portugal e Dinamarca

O último encontro entre as duas seleções foi muito recente. Decorria o Euro-2012 na Polónia e a Ucrânia, e a seleção portuguesa precisava de vencer o jogo para continuar a sonhar com a passagem para os quartos de final. Tal viria a acontecer com o golo da vitória a ser apontado por Varela aos 87 minutos.

Sérvia

Ano de mudança na seleção da Sérvia. Depois de ficar de fora dos Playoffs de apuramento para o Mundial de 2014, o treinador Sinisa Mihajlovic foi despedido e foi substituído pelo bem conhecido Ljubinko Drulovic. É uma seleção nova, com jogadores promissores mas que não deixa de ter alguns jogadores com algum estatuto no futebol mundial.

Apesar de ser uma seleção com pouco reconhecimento mundial, pensamos que possa ser a seleção que vai lutar de igual para igual com Portugal pela primeira posição no grupo. Nomes como Kolarov, Subotic, Ivanovic, Matic, Fejsa, Markovic e Aleksandar Mitrovic fazem desta seleção um grande conjunto.

A Sérvia é uma seleção com uma defesa sólida/forte, com um meio campo experiente e com um ataque muito imprevisível/perigoso.

O guarda redes da seleção é o conhecido Vladimir Stojkovic (ex-leão atualmente a jogar no Ergotelis da Grécia); Na defesa jogam quatro jogadores de top mundial: Kolarov (Man. City), Sobotic (B. Dortmund), Ivanovic (Chelsea) e Nastasic (Man. City); No meio campo jogam os nossos conhecidos Matic (Chelsea), Fejsa (Benfica), Djuricic (Benfica) e Zoran Tosic (CSKA Moscovo); E no sector atacante jogam os irreverentes Markovic (Benfica) e Aleksandar Mitrovic (Anderlecht). Do banco ainda podem sair alguns jogadores que poderão fazer a diferença a meio do jogo como por exemplo: Nemanja Vidic (Man. United), Sulejmani (Benfica), Ignjovski (Wender Bremen), Dordevic (Nantes) e Tadic (Twente).

Como joga a Sérvia

Histórico de confrontos entre Portugal e Sérvia



HTML Editor Sample Page

 

 

Jogos

Sérvia

Empates

Portugal

Total

2

0

2

0

Euro

2

0

2

0

Amigáveis Seleções

0

0

0

0

Qual. Mundial

0

0

0

0

Euro (Q)

0

0

0

 


O último encontro entre Portugal e Sérvia

Este registo de confrontos com a Sérvia (que exclui qualquer jogo com a antiga Jugoslávia) reporta-se à fase de qualificação Para o europeu 2008 na Áustria e na Suíça, a que Portugal conseguiu chegar como segundo classificado que ficou atrás da Polónia - e à frente do terceiro, que foi precisamente a Sérvia.

O jogo com os sérvios em Portugal (Alvalade) ficou marcado pelo incidente entre o então selecionador nacional, Luis Felipe Scolari e o jogador sérvio Ivica Dragutinovic.

Arménia

É uma seleção recente, fundada apenas em 1992. Não tem nenhum título conquistado e tem pouca possibilidade de passar a fase de apuramento do Euro-2016. Apesar disso, pode provocar alguns dissabores à seleção nacional num dia em que a seleção das Quinas esteja menos inspirada. Prova disso, é que durante a qualificação do Mundial 2014 venceu a Dinamarca, a Bulgária, a República Checa, Malta e ainda empatou com a poderosa seleção de Itália.
O jogador mais conhecido da seleção da Arménia é Henrikh Mkhitaryan (B. Dortmund), jogador ágil, rápido, veloz e desequilibrador. Destaque ainda para Karlen Mkrtchyan, um jovem atacante ao serviço do FK Anzhi e Aras Ozbiliz, um produto das escolas do Ajax que atualmente joga no Spartak Moskva.

Como joga a Arménia

Histórico de confrontos entre Portugal e Arménia



HTML Editor Sample Page

 

 

Jogos

Arménia

Empates

Portugal

Total

4

0

2

2

Euro

2

0

1

1

Amigáveis Seleções

0

0

0

0

Qual. Mundial

0

0

1

1

Euro (Q)

0

0

0

0


O último encontro entre Portugal e Arménia

Portugal venceu a Arménia por uma bola a zero num encontro disputado no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, a contar para o Grupo A de qualificação para o Euro’2008. A vitória foi magra e a equipa das quinas foi assobiada no final do encontro. O golo da partida foi apontado por Hugo Almeida.

portugal - armenia 1-0 euro 2008 por funnyworldsoccer

Albânia

A seleção comandada por o italiano Gianni De Biasi, é a seleção com pior ranking no ranking de seleções disponibilizado pela FIFA.

É uma seleção com uma estatura baixa e é ligeiramente mais jovem que a seleção portuguesa.

Na defesa o jogador com mais projeção internacional é o guarda-redes Etrit Berisha. O guarda-redes nascido em 1989 conta no seu currículo como jogador com uma passagem pela Lázio.

Já no meio campo, encontra-se aquele que é apontado por muitos como o melhor jogador albanês da atualidade: Lorik Cana. Apesar de já ter passado a barreira dos 30 anos de idade, é um jogador fundamental da seleção da Albânia. O médio albanês jogou em clubes como o PSG, Marselha, Galatasaray e Lázio. É um jogador forte, rápido, ágil e que pode criar algumas dificuldades à defesa portuguesa.

Na frente, não há nenhum jogador que seja conhecido a nível internacional. Destacamos então Hamdi Salihi, avançado que fez os jogos todos de apuramento para o Mundial 2014. O avançado albanês realizou nove jogos durante a fase de apuramento, tendo apontado apenas dois golos.

Deixe aqui o seu comentário